Como viajar de ônibus pela Europa

Mesmo não sendo tão popular quanto o trem, viajar de ôninus pela Europa é, na maioria das vezes, mais econômico.

bus 1

 

Vale a pena viajar de ônibus pela Europa?

Minha primeira viagem de ônibus foi em abril de 2015, saindo de Amsterdam com destino à Londres, e paguei 38 euros ida e volta por uma viagem noturna de 10 horas (e conheço gente que pagou bem menos, já que comprei em cima da hora). Algum tempo depois fiz também Amsterdam-Paris (viagem noturna 8 horas, 24 euros ida e volta), Veneza-Firenze (3 horas, 3 euros!!!) e Firenze-Roma (aprox 4 horas, 6 euros!!!). Acho que já deu pra perceber que
as viagens de ônibus valem a pena principalmente se você quiser economizar. Além do valor da passagem, aqui você economiza também na hora de levar sua bagagem, pois não é preciso pagar uma taxa extra pela sua mala, como é o caso das empresas aéreas low cost.

Caso você priorize tempo, então as viagens de ônibus só compensam se forem para curtas distâncias. Já caso vá enfrentar uma longa viagem, aconselho que escolha trajetos noturnos, assim você pode dormir no ônibus e ainda economizar uma diaria no hotel.

 

Opções de empresas que oferecem esse serviço

As mais conhecidas são: Eurolines, Megabus, Flixbus e Alsa.

 

Como comprar as passagens

Para encontrar os melhores preços é preciso pesquisar e comparar. Você pode fazer isso nos sites das empresas ou usar sites que fazem uma busca mais ampla entre várias empresas, como é o caso do Goeuro.

 

Como é a viagem?

Isso depende muito de quantas horas você ficará dentro do ônibus. Eu não tenho problemas em passar uma madrugada inteira viajando. Leio um livro, durmo ou fico na internet. Sim, wifi! A maioria dos ônibus da Eurolines e Megabus possuem wifi. Só posso falar dessas duas companhias pois foram as únicas que usei para viajar aqui na Europa. De forma geral, considero uma viagem confortável. As poltronas são macias, com um espaço razoável para as nossas pernas (bem melhor do que as poltronas dos aviões de empresas low cost) e há banheiro nos ônibus. Um plus da Eurolines é que eles possuem lugar pra carregar o celular. \o/ O embarque e desembarque também é fácil, normalmente acontece em estações de trem ou metrô. O único problema é a falta de sinalização algumas vezes. Vale a pena chegar um pouco antes para encontrar o ponto de partida e não perder o ônibus. 

bus

 

Dica para a sua viagem ser melhor

Além de chegar com antecedência como eu já disse, aconselho que leve comidinhas e água com você, pois apesar do ônibus fazer algumas paradas e você poder sair para comprar alguma coisa, normalmente você paga muito mais por estar comprando na estrada. Melhor levar tudo com você e só deixar pra comprar café ou algo do tipo durante a viagem. Eu sou dessas que leva vááárias comidinhas e fico feliz a viagem toda.

 

 

E você, já fez ou tem coragem de fazer uma viagem de ônibus aqui pela Europa? 🙂

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR:

1 thought on “Como viajar de ônibus pela Europa

  1. Querida Ke, estou adorando seus videos…apesar de ja ser uma senhora (64 anos), tenho alma de garota. Talvez por nao ter tido a oportunidade de ter essa experiencia de morar na Europa enquanto jovem…
    Fui realizar meu sonho de morar fora ja com 53 anos, e confesso que adorei…nao senti falta alguma aqui do Brasil…rsrsr…eh eu sou assim, gosto de explorar novas culturas e conhecer pessoas.
    Antes de ter feito essa viagem, que durou 8 anos nos EUA, onde estudei, cantei, participei deorgsnizacoes musicais etc, eu ja havia sido hostess para estudantes dos EUA, entao ja falavz ingles fluente quando fui pra la.
    Conheco alguns paises da Europa, mas nao conheco Holland, e tenho curtido demais seus videos… voce e uma menins encantadora r corajosa tambem. Viver linge do nosso ninho de conforto nao eh pra todos. So mesmo para os corajosos e especiais como voce.
    Enfim, tenho curtido muito seus videos. Parabens pela clareza e honestidade com que fala sobre os assuntos. Realmente ajuda muito a entender o Pais.
    Continue assim, voce e muito linda e seu marido tambem. Com certeza ele tem que valorizar muito essa querida q voce eh.
    Quem me dera, tivesse tido essa oportunidade de viver na Europa enquanto jovem. Eh realmente algo pra agradecer a Deus e valorizar as oportunidades, principalmente por ter encontrado essa pessoa especial tambem que eh o seu “Tim” , right?
    Se um dia for a Holland gostaria muito de te conhecer…
    Obrigada mais uma vez por seus videos…Que Deus te abencoe sempre…Bjs…
    Kerma Fernandes

Comente aqui