Porque eu virei Vegana

porque vegan

 

Pra começar, quero deixar bem claro que não estou aqui pra tentar converter e muito menos discutir com alguém. O motivo de estar fazendo esse post, é que desde que me tornei vegetariana (e agora vegana) muiiita gente me pergunta o porquê, o que como etc. Então vim esclarecer e, quem sabe, ajudar alguém que também está pensando em vir pro lado verde da força rs.

Diferente do que algumas pessoas pensam, eu não me tornei vegetariana por não apreciar o sabor da carne. Eu gostava sim! Minha família vivia fazendo churrascos e eu cresci em um ambiente onde todo mundo sempre comeu carne.

Vários motivos me levaram ao Vegetarianismo. Entre eles: saúde, preservação do meio ambiente etc, mas com certeza, o que determinou a minha decisão foi o amor pelos animais. Em determinado momento na minha vida passei a me questionar o porquê de comer carne e se era mesmo necessário para a minha saúde. Quando descobri que não, decidi que queria parar. Por várias vezes me coloquei no lugar dos animais e me machucava imaginar todo o sofrimento que eles são obrigados a passar durante toda a vida para que nós humanos possamos comer carne, ovos ou leite. Um sofrimento intenso e totalmente desnecessário.

 

Um dia, finalmente entendi que os animais não são minha propriedade. Eles não estão aqui para nos servir. A partir do momento que entendi que os animais tem o mesmo direito de viver que eu tenho, me tornei vegetariana.

 

Não foi difícil e, no meu caso, foi do dia pra noite. Um belo dia acordei e decidi “a partir de hoje serei vegetariana”. É claro que cada pessoa tem o seu tempo e sabe o que é melhor para si. Tenho amigos que foram largando aos poucos e acham que funciona melhor assim.

 

porque vegana

 

Assim como vegetariana, também virei vegana de uma vez. Sou dessas pessoas que quando coloca algo na cabeça, só sosesego quando faço. Já era vegetariana há um tempo, não consumia mais leite e ovos, mas ainda comia queijos e chocolates de vez em quando. Além disso, eu ainda tinha alguns produtos de beleza e higiene pessoal que não eram cruelty free. (para quem não sabe, veganos além de não consumirem carnes, ovos e latícinios, também não usam couro, peles ou qualquer produto que tenha sido testado em animais, além de boicotarem todo e qualquer tipo de exploração animal). Eu estava incomodada sendo só vegetariana e achei que precisava mudar isso para me sentir melhor comigo mesma e com o mundo.

 

porque vegana

 

Foi então que decidi que iria me tornar vegana e assim fui deixando de comer queijo e outros derivados do leite, pesquisando marcas de produtos que não testam em animais, me livrando de alguns produtos que já possuia… Agora posso dizer que estou 100% feliz comigo mesma e com a minha consciência. Também estou mais saudável, mais disposta e é possível ver a mudança na saúde da minha pele, cabelos e unhas.  E se pensar em vir perguntar das proteínas, economize tempo e google “proteínas veganas” e se surpreenda com a riqueza que a nossa natureza oferece. 🙂

 

porque vegana

 

Uma das melhores coisas que me aconteceu desde que virei vegana foi descobrir a infinidade de alimentos e produtos veganos que existem.  Além de estar me alimentando melhor do que nunca, também tenho me apaixonado por cada descoberta que faço na cozinha. Minha relação com o alimento mudou completamente e hoje sinto prazer ao cozinhar e ao me alimentar.

 

porque vegana

 

Confesso que enquanto planejava a transição para o Veganismo, estava com medo de ter muita dificuldade para encontrar alimentos disponíveis, mas pelo contrário, tem sido muito melhor do que pensei. Nos supermercados, tenho me surpreendido positivamente com a quantidade de produtos veganos disponíveis. Em restaurantes também. Quando não está detalhado no cardápio se é uma refeição vegana ou não, eu pergunto, e se possível, peço que veganizem haha. Com jeitinho tudo tem solução.

 

porque vegana

 

Ser vegano é substituir!

Diferente do que muitos pensam, quando você se torna vegano, você não deixa de comer nada. Você simplesmente substitui por produtos e alimentos livres de crueldade animal.
Ainda como sushi, pizza, sorvete, chocolate, molhos, queijo, leite… tudo vegano. Opção não falta, juro.

 

porque vegana
(imagem google)

 

E caso queira economizar, é possível fazer várias coisas em casa, como leites, queijos ou carnes vegetais. Se quiserem, qualquer dia compartilho receitas aqui.

Nossa mãe natureza é riquíssima e tem muito a nos oferecer. Experimente <3

 

 

> Documentários que indico:

  • Cowspiracy
  • Earthlings (Terráqueos em Português)
  • Forks Over Knives

 

> Pocurem no Youtube:
“A melhor palestra que você irá ouvir na sua vida – gary yourofsky”

 

> Grupo no Facebook para receitas:

  • Ogros Veganos

 

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR:

7 thoughts on “Porque eu virei Vegana

    1. Oi Maira, obrigada pelo comentario <3 logo logo vai ao ar um video sobre como virei vegana, como eh ser vegana na Holanda etc =)
      Beijos

  1. Eu compartilho muito do seu pensamento, só que infelizmente não é fácil aqui no brasil ser vegano, corrigindo
    na verdade não é barato. Eu não sou vegetariana e nem vegana, mas tem 4 anos que não como carne vermelha e mais ou menos 1 ano e meio que parei de comer frango, eu tenho intolerância a lactose, e mesmo tendo os produtos zero lactose eu consegui cortar os laticínios e tento a cada dia fazer algumas receitas veganas e manter no meu cardápio, assim espero conseguir me tornar vegana um dia.
    Seria ótimo se compartilhasse receitas aqui, desde aquele spaghetti do instagram eu fiquei mais motivada a testar novas receitas. (:
    Você tem dicas sobre os leites de arroz, amêndoas e etc? Eu tentei fazer algumas receitas mais acho tão ruim e amargo o sabor, dai fico só no leite de soja de caixinha mesmo, porque os outros custam em torno de quase 20,00 o litro. ò.ó

    1. Oi Anna, muito obrigada pela sua mensagem! Adorei saber que a receitinha do instagram te motivou 🙂 vou preparar algumas receitas para compartilhar aqui no blog.
      Sobre o leite, tem algumas receitinhas faceis no grupo do facebook Ogros Veganos, conhece? Um dos mais gostosos e faceis de fazer na minha opiniao eh o de coco.

Comente aqui