Guia prático Au Pair na Holanda

Talvéz muita gente não saiba, mas uma das formas mais simples de fazer um intercâmbio na Holanda é vindo como Au Pair. Caso esteja por fora, Au Pair é um intercâmbio de estudo/trabalho que consiste em morar em outro país na casa de uma host family, sendo responsável pelos cuidados com as crianças dessa família e alguns afazeres domésticos.

 

Requisitos básicos

  • Ter entre 18 e 30 anos de idade (podendo embarcar com 31);
  • Ser solteiro (a) e sem filhos;
  • Nível intermediário de inglês;
  • Experiência em cuidar de crianças;
  • Nunca ter participado do programa de Au Pair na Holanda.

 

Condições Gerais

Duração do intercâmbio: máximo 1 ano;

Horas de trabalho: máximo de 8 horas por dia e 30 horas semanais;

Dias livres: Pelo menos 2 dias livres na semana e no mínimo 1 final de semana todo livre por mês (maioria das famílias dão o final de semana como os dois dias livres na semana);

Férias: 2 semanas de férias remuneradas.

 

Direitos

Salário: 300 a 340 euros mensais;

Estudos: Bolsa de estudos em um curso de sua preferência no valor máximo de 300 euros;

Acomodação: Hospedagem na casa da família em quarto individual, e todas as refeições inclusas.

 

Cuidado com as crianças

É sua obrigação como Au Pair tudo o que envolve cuidado, alimentação e higiene das crianças no período em que você estiver responsável por eles. Preparar refeições, levar e buscar na escola, ir à parques ou outros espaçoes de recreação serão algumas das atividades presentes no seu dia a dia.

 

Tarefas domésticas

Na Holanda, ajudar com algumas coisas em casa faz parte das suas obrigações como Au Pair. Dentre essas atividades, as mais comuns e que quase todas as meninas que conheço fazem são: cuidar da laundry das kids (ou da família toda); manter o quarto, brinquedos e pertences das kids organizados; fazer a limpeza leve na cozinha (colocar louças na lava louça, limpar balcão e organizar a mesa por exemplo), cozinhar (normalmente para a família toda) e manter a limpeza e organização do seu próprio quarto e banheiro.

 

Agências

O intercâmbio como Au Pair na Holanda é feito obrigatoriamente com agências. As mais conhecidas são: HBN, House of Orange, Intercultural e Au Pair Amsterdam.

 

Valores

O valor máximo legal a ser pago para as agências de mediação é 34 euros, mas vale lembrar que não estão inclusos nesse valor os gastos com passagens de avião, gastos com o visto ou gastos com tradução e legalização de documentos. Esses demais valores serão arcados por você ou pela host family e cada agência apresenta propostas e condições diferentes. Por exemplo, algumas agências estipulam que a futura Au Pair pague 700 euros referente a passagem e, caso a mesma seja mais cara, a família se encarrega a pagar o restante.

 

Visto, Consulado e Documentação

Quando chegar o seu momento de solicitar o visto, ir ao consulado ou legalizar sua certidão de nascimento e traduzir, sua agência irá te orientar. Depois que você tiver o sonhado match, a agência dará entrada no seu processo de visto, e depois de aproximadamente duas semanas o órgão de imigração holandês envia uma resposta. Aí vem a parte de agendar a sua visita ao consulado holandês mais perto de você, tirar uma segunda via da sua certidão de nascimento, legalizar e traduzir. De uma forma geral, todo o processo é simples e a visita ao consulado não inclui entrevista em inglês ou holandês, apenas entrega de documentos, então não se preocupe.

 

Alguns fatos na vida de Au Pair na Holanda

1-  Você não precisa ser apaixonado por kids nem a louca do instinto materno, mas é sim super necessário ter paciência e experiência cuidando de crianças;

2- Não é necessário ter carteira de habilitação para vir para a Holanda. Tudo aqui é feito de bicicleta e a maioria das famílias irão disponibilizar uma bike para a au pair;

3- A língua oficial do país é o holandês, que é uma linda de uma linguazinha difícil do caramba, mas todo mundo (ou quase todo mundo) fala inglês fluente, não se preocupe!

4- Na maioria das vezes as crianças (principalmente as mais novas) só falam holandês, então se virar nos 30 e improvisar é necessário. No começo dá pra usar muita mímica, mas crianças aprendem rápidinho e em pouco tempo já estão falando inglês;

5- Holandeses são bem diretos e não ficam de mimimi pra te dizer algo (isso inclui a host family, claro). Tente não levar tudo como ofensa ou ficar sentido;

6- 300 ou 340 euros mensais é pouco, mas é sim suficiente para se virar. Economizando você consegue viajar, sair e comprar coisas. Juntar dinheiro eu acho mais difícil, mas tudo depende das suas prioridades;

7- E a melhor parte: com planejamento é possível viajar muito pela Europa no seu ano de Au Pair! Existem empresas low cost aqui que facilitam muito a vida (EasyJet, Ryanair, Vueling etc), além de ser possível viajar de ônibus e trem saindo da Holanda.

 

 

É isso, caso tenha alguma outra dúvida pode deixar nos comentários 🙂
Aproveite muuuito o seu ano e viva cada detalhe, pois ele passa super rápido e um dia você vai sentir saudades até das malcriações das kids (tá, não vamos exagerar haha). Caso queira saber um pouquinho de como foi o meu ano como Au Pair na Holanda, clique aqui. Beijos ♡

Au Pair Holanda 1

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR:

17 thoughts on “Guia prático Au Pair na Holanda

  1. Oiee Ke, tudo bem?
    Estou me increvendo para ser Au Pair na Holanda. Queria saber se você ficou em cidade pequena e como foi o periodo de adaptação? Você fez curso de holandes?

    Obrigada!

  2. Oi Ke, então estou no meu ano de Au pair nos EUA e estou pensando em passar um ano na Holanda como Au pair assim que acabar meu ano aqui, só que direto sem passar pelo Brasil, acha que é possível?

  3. Olá Ke tudo bem?
    Estou adorando o seu blog, estou fazendo o aplication para Holanda e procurando o máximo de informações possíveis…
    Uma perguntinha: a família libera para trabalhos extras?

    1. Eu vim com a HBN =) Pra ser sincera, todas as agencias sao ok. Nao conheco mto bem a Intercultural, mas nunca ouvi reclamacoes sobre, entao acredito que seja boa sim. Boa sorte =)

  4. Ke, adorei seu Blog e seu canal no YouTube. Estou pensando muito seriamente em fazer esse intercâmbio, porém fico com dúvidas em relação as agências.. Num total qual foi sua despesa em reais para programar esse intercâmbio? E quais as dicas que vc dá para meninas que precisam comprovar experiência com crianças(no meu caso eu sou formada em adm e trabalho em um banco, tipo nada ver com o programa kkk) Beijão!!

    1. Oi Samantha, obrigada pela mensagem <3
      Quando eu vim gastei 30 euros de inscrição da agencia + 300 euros para ajudar no visto. O restante do valor do visto e tambem as passagens foram pagos pela host family. Mas esses valores variam mto de familia pra familia e agência pra agência. Para vir pra Holanda não é necessário comprovar x horas com crianças, mas claro que experiência ajuda a melhorar seu perfil e também no dia a dia com as kids aqui na Holanda. O que te indico é procurar trabalhos em creches, escolinhas ou recreação... Assim voce pega alguma experiência. =) Experiencia com familiares também conta. Boa sorte, beijoos

  5. Oi Ke! Fiquei curiosa… Pq você escolheu a Holanda? Eu sou doida pra fazer e a princípio queria ir pros USA, mas não consigo tirar a danada da CNH hahaha. Até que me apaixonei pela ideia de ir pra Europa e não precisa cnh…
    Adoro seu blog! Beijo!

    1. Oi Laurence, tudo bem?
      Quando surgiu a ideia de au pair, comecei e a principio tambem pensei em EUA, mas depois de uma viagem a passeio para a Espanha decidi que queria vir para a Europa. E não me arrependo! Aqui é maravilhoso! Boa sorte!
      Beijos

    2. Oi Laurence, tudo bem? Eu escolhi a Holanda depois de uma viagem que fiz a Europa a passeio. Na verdade essa viagem foi para a Espanha, mas depois disso estava decidida que queria Europa e ai pesquisando encontrei a Holanda e vim. Nao me arrependi nem por um segundo, amo esse pais! Tenho certeza que se decidir vir ira amar tambem =) beijos

  6. Amei o blog, sou louca pra fazer esse intercâmbio, o mais legal que achei no programa foi a idade. Parabéns!! Quem sabe crio coragem!!

  7. Nossa adorei suas dicas… sou aí pair nos US mas quem sabe depois daqui tem.Holanda!!! Continue com as dicas vou acompanhar sempre

Comente aqui