Lisboa: dicas e o que você não pode perder

Construída sobre sete colinas, a capital de Portugal, Lisboa, está repleta de incríveis miradouros, ruazinhas estreitas, monumentos magníficos e muita beleza onde quer que você olhe. Devido a presença de diferentes civilizações e culturas que habitaram a região no decorrer dos anos (Celtas, gregos, romanos, mouros, entre outros), Lisboa também possui diferentes faces e muita diversidade. Por isso, caminhar por seus bairros é sinônimo de respirar história. Isso sem falar no clima mediterrâneo que torna a visita ainda mais agradável.

1

 

Confira agora um guia rápido de Lisboa 🙂

 

Como chegar

Chegamos à Lisboa de trem, já que estamos na Espanha e não fica tão longe. Para quem está indo do Brasil ou outros países, Lisboa é super acessível via áerea. Do aeroporto, o jeito mais fácil e econômico para chegar ao centro, é com o metrô no próprio aeroporto. A viagem dura aproximadamente 25 minutos.

 

Como se locomover na cidade

O transporte público – incluindo metrô, ônibus, eléctrico e funicular – funciona muito bem por um preço ok. Além disso, Lisboa é ótima pra explorar andando. Entáo minha dica é: se for visitar bairros mais distantes, transporte público. Nas áreas mais centrais, caminhe. No bairro de Alfama, uma dica é caminhar seguindo no chão a linha do electrico que vai te levar à todos os pontos de interesse da região. Vale lembrar que são várias ladeiras everywhere, então se andar não for o seu forte, pegue o electrico.

 

Quantos dias ficar

4 dias são perfeitos para explorar Lisboa. A cidade é grande e tem muito o que ver e fazer. Ficando 5 dias, dá pra conhecer uma das regiões próximas também (Cascais ou Sintra, por exemplo).

 

O que comer

Muuuuuitos pastéis de belém! E pra quem gosta de peixe, Lisboa tem milhões de pratos incluindo o famoso bacalhau (sou vegetariana, mas o namorado provou e se apaixonou por pastel de bacalhau). O fato é: só tem comida boa nessa cidade, então não se preocupe. Para jantar, aconselho a região do Bairro Alto. São muitos restaurantes e bares.

Destaque pro meu favorito: Grapes and Bites, que tem em seu menu várias opções de vinhos e petiscos da culinária portuguesa, em um ambiente aconchegante, ótimo atendimento e música ao vivo. Super recomendo!

 

Bairros para conhecer

Lisboa é composta por diferentes bairros – cada um com seu próprio charme e história. As áreas mais populares são: Alfama (o mais antigo de todos, com ruazinhas fofas em forma de labirinto), Baixa (o coração da cidade), Chiado (bairro super badalado, com bares, restaurantes e lojas), Bairro Alto (pertinho do Chiado, é aqui a vida noturna de Lisboa), Belém (é aqui onde nasceu o pastel de belém) e Parque das Nações (um bairro bem mais moderno do que os outros).

 

O que fazer

1. Castelo de São Jorge

Esse é o meu monumento preferido entre todos os outros. Localizado no ponto mais alto de Lisboa, o Castelo de São Jorge foi construído pelos mouros em meados do século XI. Visite o castelo sem pressa e aprecie a melhor vista da cidade.

9

 

2. Panteão Nacional

Construído onde antes era a Igreja de Santa Engrácia, o Panteão é um espaço que homenageia e também serve de residência póstuma para muitas pessoas ilustres da história portuguesa. Vá até o terraço para curtir uma vista linda de Lisboa e do rio Tejo.

 

3. Sé de Lisboa

Essa belíssima igreja é a mais antiga da cidade e foi construída em 1150 pelo primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, após tomar a cidade dos mouros.

7

 

4. Praça do Rossio

Praça central, decorada com flores, fontes, uma estátua de Dom Pedro IV, alguns cafés e também o Teatro Nacional Dona Maria II. Fica ali também a estação ferroviária central de Lisboa, a Estação do Rossio.

4

 

5. Praça do Comércio

A maior praça de Lisboa – e uma das maiores na Europa – é também uma das mais bonitas que já estive. Situada em frente ao rio Tejo, possui cafés e restaurantes com mesinhas na calçada. É muito charme pra uma praça só haha.

5

 

6. Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos e Padrão dos Descobrimentos

Esses importantíssimos e incríveis monumentos ficam bem pertinho um do outro no bairro de Belém. Falo deles nesse post aqui.

 

7. Convento do Carmo

Essa igreja ficou em ruínas após o terremoto e grande incêndio em 1755 que destruiu boa parte da cidade. Atualmente, além das ruínas da igreja, o local abriga também o Museu Arqueológico do Carmo. Lugar impressionante!

 

8. Elevador de Santa Justa

Esse elevador de ferro em estilo neogótico é um dos monumentos mais interessantes de Lisboa e conecta a parte baixa da cidade com o largo do carmo.

3

 

9. Elevador da Glória

Esse funicular amarelinho super a cara da cidade, conecta a parte baixa ao bairro alto. Existem mil outras maneiras de chegar à parte alta, mas andar nesse funicular vale pela experiência.

2

 

10. Miradouros

Miradouro da Graça, Miradouro de Santa Catarina, Miradouro de Santa Luzia, Miradouro de São Pedro de Alcântara, Miradouro das Portas do Sol… entre outros. Opção pra curtir uma vista incrível da cidade é o que não falta.

8

 

11. Vila de Sintra, vizinha de Lisboa

Não deixe de conhecer Sintra! Para ver o roteiro de um dia nessa vila mágica, clique aqui.

 

 

 

Espero que gostem e incluam Lisboa na sua lista de lugares pra conhecer porque certeza que vão amar!

E pra quem já foi, alguma dica que deixei passar? Aceito sugestões pra minha próxima visita à cidade! (porque já quero voltar haha).

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR:

Comente aqui