O que fazer em Atenas

Nunca vou entender esse povo que visita as ilhas gregas e não vai à Atenas. Se você é uma dessas pessoas que fez isso, sinto informar, mas você precisa voltar ao país e ir à capital, porque é visita super obrigatória.

Cheguei à cidade pelo Porto de Piraeus, após visitar a ilha de Creta (qualquer dia escrevo sobre.. é simplesmente linda), e de lá peguei o metrô com destino à estação Monastiraki, que fica bem no centro da cidade.

Minha primeira impressão foi a de uma cidade velha, não tão bem conservada e sem aquele glamour europeu haha, mas isso mudou rapidinho. A cidade é encantadora!

De todos os lugares que já visitei, Atenas foi o que mais me impressinou. A cidade respira história. Em cada cantinho que você olhar, irá encontrar algum monumento, ruínas ou colunas gregas. Me senti super dentro dos livros de história. Isso sem falar na comida maravilhosa e clima de agitação em todos os lugares. Foi simplesmente fascinante conhecer esse lugar.

Me hospedei no Pella In Hostel, localizado a exatos 2 minutos caminhando da estação de metrô Monastiraki. O quarto do hostel era bem pequeno, porém limpo, silencioso e com banheiro. Tinha também um bar no terraço e uma vista simplesmente incrível para a Acrópole. Caso esteja buscando por algo central e com preço acessível, eu recomendo o Pella In Hostel.

pela in

atenas

 

Os melhores bairros para se hospedar em Atenas são: Monastiraki, Plaka e próximo à Praça de Syntagma. Essas três regiões ficam a uma curta caminhada de distância umas das outras. Ao buscar por hospedagem em Atenas, é provável que encontre hotéis mais baratos próximos à região de Omônia, mas eu não aconselho que fique por ali, pois apesar estar próximo ao centro, essa é uma região meio feia e “barra pesada”.

Apesar de normalmente preferir andar para conhecer uma cidade, no meu segundo dia em Atenas eu optei por fazer o city tour com o ônibus panorâmico, pois como estava viajando sozinha, só ia ficar 3 dias no total e não queria perder nada, achei que seria uma boa forma de me localizar e ver onde ficava cada coisa. O ônibus vai parando em vários pontos turísticos e você pode descer para visitar e depois pegar um outro ônibus em seguida. O intervalo entre eles é de aproximadamente 30 minutos e o pagamento é feito uma única vez, e você tem direito a passear com os ônibus por dois dias. Os passeios contam com áudios em várias línguas, incluindo português, então você pode conhecer um pouco mais da história e curiosidades da cidade. Em Atenas, há duas opções de trajeto: Atenas Tour e Piraeus Tour. A primeira te leva aos principais pontos turísticos e históricos da cidade, e a segunda ao porto de Piraeus e proximidades. Os valores são 19 euros para o primeiro ou 22 euros para os dois, então paguei pelos dois trajetos e valeu a pena. Em um dia fiz a cidade de Atenas e no outro, fui ao porto e aproveitei para relaxar em uma das praias da cidade que ficava próxima a Piraeus. Se quiser saber mais sobre o City Sight Seeing, clique nesse link .

 

Bom, agora vamos as dicas de lugares e coisas que eu amei conhecer/fazer . . . 

 

ACRÓPOLE DE ATENAS 

Acrópolis em grego significa cidade no alto, e é exatamente isso que você enxerga ao olhar para a Acrópole de Atenas, uma cidade em ruínas no alto de uma colina. Ainda lembro meu espanto ao ver a Acrópole de pertinho… juro que fiquei sem fôlego. Muitas das estruturas da Acrópole estão em ruínas, mas algumas ainda estão em pé como o portal conhecido como Propileu; o Partenon que é o templo dedicado à deusa Atenas e os templos de Atena Nike e Erecteion. Além deles, o Teatro de Dionísio e o Teatro Odeão de Herodes Ático também ficam na Acrópole. Antigamente, as sedes administrativas e prédios religiosos da cidade também ficavam ali.

Vá com sapato confortável, pois a caminhada dentro da Acrópole é longa. Em várias partes, você caminha nas pedras e é bem escorregadio, então alguns sapatos precisam ser evitados se você não quiser cair da colina haha. Chapéu, protetor solar e água também são extremamente necessários, já que lá em cima não tem onde comprar. Ah, o ingresso para a Acrópole também inclui as visitas ao Templo de Zeus, Ágora Grega, Ágora Romana e Cemitério Keramikôs.

atenas5

atenas4atenas10

atenas9

atenas6

atenas7

 

O NOVO MUSEU DA ACRÓPOLE

Caso queira ver e saber mais da história grega, esse museu é uma boa pedida. Lá estão várias objetos recuperados e é um ótimo complemento à visita à Acrópole.

 

ÁGORA GREGA

Na Grécia antiga, a Ágora era o centro político, comercial e cultural da cidade. Ali, as pessoas se encontravam para discutir todos os assuntos relacionados à vida da população. Hoje, apesar de boa parte da estrutura estar em ruínas, é possível ver nessa praça vários rastros do que isso costumava ser no passado. Além das ruínas, visitei também o Museu da Ágora, onde estão vários objetos encontrados ali; a Igreja dos Santos Apóstolos; e o Templo de Hefesto. Todos eles ficam na Ágora e vale a pena visitar cada um.

atenas16

atenas13atenas17

atenas14

 

TEMPLO DE ZEUS OLÍMPICO E O ARCO DE ADRIANO

A visita à esses dois monumentos também está inclusa no ingresso da Acrópole. Você não vai gastar mais de 30 minutos ali, mas vale a pena. Além de toda a história, a beleza desses dois impressiona.

arco templo

 

PRAÇA SYNTAGMA E PARLAMENTO GREGO 

Essa é a principal praça da cidade, onde ficam hóteis de luxo, várias empresas, a estação de metrô Sintagma e o Parlamento Grego.

atenas syntagma

 

É em frente ao prédio do Parlamento que acontece a troca de guarda todos os dias, a cada hora. Chegue alguns minutos antes para poder ficar bem na frente e ver tudo de pertinho.

 

atenas syntagma 1

 

IGREJA KAPNIKARÉA

Essa igrejinha você provavelmente vai encontrar sem estar procurando. Ela fica bem perto do Parlamento e Rua Ermou. É toda lindinha e bem conservada.

atenas igrejinha

 

PRAÇA MONASTIRAKI

Super movimentada durante o dia e à noite, com uma igreja, uma estação de metrô e um mercado de rua que vende de tudo (roupas, calçados, comida, souvenir e todo tipo de bugiganga). Há também vários comércios e restaurantes nas redondezas, e a uma curta caminhada chegamos ao próximo destino da minha lista: Plaka.

atenas3

 

PLAKA

Esse é, na minha opinião, o bairro mais charmoso e interessante de Atenas. Para chegar basta ir até a estação Monastiraki e caminhar. É uma região muito movimentada, com vários bares e restaurantes tocando música grega, e também muitaaaas lojas. É o melhor lugar para comprar souvenirs, é opção que não acaba mais.

atenas1

atenas plakaatenas plaka1

 

Também para compras: RUA ERMOU. É nessa rua no centro da cidade onde ficam várias lojas famosas, como Zara, Sephora etc, além de lojas gregas. Caso compras seja um dos seus objetivos, vale a pena passar ali. Fica bem pertinho da Praça Monastiraki e Syntagma.

 

PIRAEUS E MARINA ZEAS 

Caso tenha um tempinho, não deixe de visitar a região do Porto. É ali onde saem e chegam os barcos para a maioria das ilhas gregas. Há restaurantes, museus, igrejas e praia nas proximidades, além de paisagens incríveis.

porto

porto1

 

Não fui pois não deu tempo, mas você deveria ir: Estádio Olímpico, esse que eu só passei na frente mas não entrei, foi a sede dos primeiros jogos olímpicos modernos em 1896; e Museu Arqueológico Nacional para conhecer mais sobre a história do país.

 

Ainda há muitas outras coisas para fazer em Atenas, essas foram só as minhas preferidas. Atenas é, sem dúvidas, uma dessas cidades difícil de superar. Espero que gostem! 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR:

2 thoughts on “O que fazer em Atenas

    1. Dá sim.. desse porto voce pode ir pra quase todas ou todas as ilhas gregas. Da uma olhadinha no site da companhia blue star ferry, eles fazem esse trajeto. Fui com eles e gostei bastante.
      Beijos 🙂

Comente aqui