San Sebastián (Espanha) – Minhas primeiras impressões

EDITADA

 

Chegamos aqui há quase três semanas, em uma quinta feira à noite, após um vôo de Amsterdam para Bilbao, onde pegamos um ônibus no próprio aeroporto com destino a San Sebastián. Esse trajeto de ônibus durou em torno de uma hora e meia e pagamos 16 euros cada um. Há também o aeroporto na própria cidade, mas optamos por Bilbao por ser a opção mais econômica.

Logo após deixarmos nossas malas e conhecer nosso apartamento pelos próximos meses, fomos andar um pouco pelo bairro e procurar algo para comer. Menos de 2 minutos caminhando e encontramos o primeiro bar oferecendo promoção de pintxos e cerveja (ou vinho) por 2 euros. Paramos ali para provar e meu Deus, que coisa boa! Naquela mesma noite, paramos em outros 3 bares para provar diferentes pintxos e descobrimos que, todas às quintas-feiras (quartas e quintas, em alguns bares), acontece o famoso pintxo-pote aqui na cidade, que nada mais é do que a combinação de um pintxo e um pote (palavra usada para se referir à uma bebida, no caso cerveja ou vinho). O preço pelo combo é normalmente 2 euros, mas pode-se encontrar ainda mais baratos em alguns bares.

 

IMG_3528

IMG_3535

editada8

 

Culinária

E já que o assunto é comida, além dos pintxos, San Sebastián conta com uma culinária incrível e muito rica. Muiiiiito peixe e frutos do mar como uma boa cidade praiana, mas também diversos pratos com vegetais, castanhas, presuntos, cogumelos, queijos, tortillas, entre outros. Sobremesas e cafés são também deliciosos!

Ah, e se mesmo assim bater saudades de casa, é possível encontrar produtos brasileiros como pão de queijo, paçoquinha e farofa em alguns mercados daqui.

 

Agitação e Vida Noturna

Não sou fã de baladas ou curtir noitada até o amanhecer, até porque a idade chegou e não me permite mais, mas aqui em San Sebastián há vários programas para quem, assim como eu, adora sentar nos terraços dos bares, pedir dois (ou vinte) drinks e observar a vida da cidade. Com bares e cafés em todas as esquinas e o movimento constante dos moradores e turistas, a cidade parece estar sempre acordada.

 

IMG_3625

 

Muito verde e praças

Além de comércios, bares, padarias e lojas de todos os tipos, há também muitas praças públicas com árvores e playgrounds. Tudo é bem conservado e limpo.

 

editada5

editada6

IMG_3471

 

Praias

Além da mais famosa Playa de la Concha, há também outras duas praias na cidade: Ondarreta e Zurriola (essa última, aqui pertinho de casa e point dos surfistas).

 

IMG_3574

IMG_3478

editada1

 

Montes 

Existem três montes famosos, de onde é possível curtir vistas panorâmicas da cidade:

Monte Igueldo, que conta com um parque de diversões (sim!) e pode-se pegar a funicular para subir até o topo;

Monte Urgull, onde além do Castillo de la Mota, há também El Cementerio de los Ingleses e um parque super agradável para caminhar;

E Monte Ulía, um parque natural protegido, com uma rica flora, ideal para curtir a natureza ou fazer um piquenique.

 

editada11

editada3

IMG_3591

 

Bicicletas everywhere

Não chega a ser uma Amsterdam, mas as pessoas aqui costumam usar bastante a bicicleta e são várias ciclovias pela cidade.

 

Que língua é essa?

San Sebastián está localizada na região conhecida como País Basco e além do espanhol, uma outra língua é também falada nessa região: basco, conhecida também como lengua vasca em espanhol, ou euskara em basco. Mesmo não sendo a mais popular na cidade, ela está em diversas placas e escritos oficiais. Não se parece em nada com o espanhol, português ou outras línguas de origem latina, sendo assim, bem difícil de entender. Mas não há com o que se preocupar, todo mundo aqui fala espanhol.

 

Parte Vieja

Tá certo que a cidade toda é muito linda, mas preciso falar de um lugar em especial. O centro histórico da cidade é simplesmente incrível. Com ruas estreitas, flores nas varandas dos apartamentos e prédios antigos, Parte Vieja abriga diversos bares, restaurantes, tabernas e docerias imperdíveis, além de lojas de souvenirs para todos os gostos e bolsos. O movimento de pessoas ali é constante e, como cheguei aqui no Carnaval, tive o prazer de curtir o clima de festa na cidade, com muitos foliões, música e animação.

 

editada7

IMG_3519

IMG_3510

editada9

editada4

editada10

 

Essas são só as minhas primeiras impressões dessa cidade maravilhosa. Ainda tenho muito o que descobrir e curtir por aqui, e se tiverem a oportunidade de visitar a Espanha, aconselho que coloquem San Sebastián na sua lista.

Recomendo é pouco! ♡

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR:

10 thoughts on “San Sebastián (Espanha) – Minhas primeiras impressões

  1. Gostei do seu blog, interessante, gostoso de ler, muito bem escrito, parabéns, e adorei esse lugar, vontade de fazer as malas e partir rsrsrs!!! Já tem uma fã!! Bjo!!!

Comente aqui