20 Curiosidades sobre a Holanda e os Holandeses

Além de ser a terra dos moinhos e tulipas, a Holanda é também um país cheio de curiosidades e fatos interessantes. A começar pelo nome… Não tem problema chamar o país por esse nome, mas Holanda na verdade é o nome de duas províncias do país (Holanda do Norte e Holanda do Sul), já o nome oficial do país é Países Baixos. Ops, esse foi um spoiler haha confira agora outras 20 curiosidades sobre a Holanda 🙂

Holanda curiosidades

 

1. Os Holandeses são os mais altos da Europa

E há quem diga que são os mais altos do mundo. Altos torcicolos para mim e meu 1.60m de altura.

 

2. Neerlandês é a língua oficial do país

Não, não é holandês. Lembra que o nome do país também não é Holanda? Então.. Mas além de todo mundo falar inglês por aqui, é super comum, ao perceberem que você é estrangeiro e não fala Neerlandês, eles mudarem a conversa automaticamente para o inglês. Claro que se estiver vindo morar na Holanda, com o tempo aprender a língua oficial será essencial, mas, para turismo, inglês é muito mais do que suficiente.

 

3. Parte da Holanda está abaixo do nível do mar

O aeroporto de Amsterdam, por exemplo, fica no lugar de um extinto lago a 4 metros abaixo do nível do mar. Meio assustador haha. No decorrer dos anos, os holandeses desenvolveram várias técnicas e barragens para proteger o país de inundações.

 

4. Dão a mão ao te cumprimentarem

Principalmente se essa for a primeira vez que vocês se veem. Três beijinhos no rosto também é super comum e já nem lembro quantas vezes deixei alguém no vácuo, já que em São Paulo é só um beijo.

 

5. Comem pão no almoço

O que foi, sem dúvidas, a minha maior decepção quando cheguei na Holanda. Como assim não tem comidinha no almoço? haha Pois é, almoço aqui é sinônimo de comer pão. Com frios, saladas, geléia ou granulado. Sim, eles colocam granulado no pão. Aquele mesmo dos brigadeiros. E tudo com manteiga.

Holanda curiosidades

 

6. Esperam todos serem servidos para começarem a comer

Acho bonitinho haha.

 

7. Em uma festa de aniversário, o bolo é servido no início

Cantam parabéns, comem bolo, para só depois a comida ser servida.

 

8. Escovam os dentes na pia da cozinha

Aposto que leu isso com certo nojinho né? É meio estranho, mas faz parte haha e você acostuma (não precisa fazer igual).

 

9. São pontuais

Muito! Então não banque o deseleguante e, caso tenha um imprevisto (mesmo que de 10 minutos), avise.

 

10. Comemoram o Natal duas vezes

25 e 26 de dezembro, Primeiro e Segundo dia de Natal. Assim como fazemos no Brasil, eles também jantam e comemoram a data em família, mas as trocas de presentes normalmente acontecem um pouco antes, durante as festividades de Sinterklaas (São Nicolau).

 

11. Sinterklaas

No dia 5 de dezembro é dia de Sinterklaas e, nessa época, as crianças cantam músicas típicas e deixam seus sapatos e cenoura na chaminé ou porta de casa para o cavalo de São Nicolau, e em troca ganham presentes e doces. As famílias também comemoram essa noite com um jantar, onde adultos e adolescentes trocam presentes acompanhados de um poema feito por quem está dando o presente.

 

12. A maioria das casas não tem cortinas

E quando tem, deixam abertas o tempo todo. São vários janelões de vidro sem cortinas, com tudo a mostra pra quem quiser ver. Galera jantando, vendo tv, tirando um cochilo. E quem passa vendo tudo.

 

13. Paracetamol aqui cura tudo

Estou brincando, mas é quase isso. Holandeses não tomam muitos remédios, mas caso precisem, normalmente será paracetamol. Quando estou gripada, por exemplo, já me acostumei que cházinho com limão é mais do que suficiente.

 

14. Não são religiosos

Há católicos, judeus, muçulmanos, protestantes etc vivendo na Holanda, mas a verdade é que boa parte da população se considera ateu ou não pratica nenhuma religião. Além disso, é comum por aqui encontrar antigas igrejas que se transformaram em bares, livrarias, baladas etc.

 

15. Penduram mochilas nas fechadas das casas

Normalmente após serem aprovados nos exames do ensino médio, os estudantes holandeses penduram suas mochilas junto com a bandeira do país na fachada de casa como forma de celebração.

Holanda curiosidades

 

16. São super diretos

E falam não com uma facilidade muitas vezes desconhecida por nós brasileiros. São também super sinceros, quase beirando a grosseria haha mas não é nada pessoal, é só o jeitinho holandês de ser.

 

17. Adoram flores e velas em casa

Acho que ainda não visitei uma casa holandesa que não tenha pelo menos um vaso de flores naturais em algum canto. O mesmo vale para as velas. Até roubei a mania deles de acender velas durante a noite para iluminar a casa ao invés de luminárias. Ainda rola uma econômia \o/

 

18. As casas são todas iguais

Em todos os bairros é assim. Casinhas todas iguais ou pelo menos no mesmo padrão. Aquela variedade de cores e formas que vemos no Brasil não faz sucesso por aqui.

Holanda curiosidades

 

19. Não é o festival das drogas

O que acontece na verdade é que na Holanda há uma tolerância em relação ao consumo de drogas leves, principalmente maconha. Mas nem de longe isso quer dizer que você pode comprar e fumar onde bem entender. O tráfico nas ruas é extremamente proibido. Para isso existem os Coffee Shops, onde você pode comprar e fumar ali mesmo ou levar para fumar em casa.

 

20. Teste de sirenes

Toda primeira segunda feira do mês ao meio dia um alarme é acionado no país todo e dura cerca de um minuto. Não se apavore! Trata-se de um teste de funcionamento do sistema e um lembrete sobre a existência do mesmo e o que deve ser feito em caso de real emergência. Essas sirenes são para alertar a população sobre qualquer tipo de perigo, então caso algum dia esteja na Holanda e ouça essas sirenes em outro dia da semana (ou mesmo segunda feira, mas por mais de um minuto), é necessário ir para dentro de casa ou procurar abrigo (caso esteja na rua) e buscar por informações em rádios ou tvs para saber como proceder.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR:

4 thoughts on “20 Curiosidades sobre a Holanda e os Holandeses

  1. Adorei saber as curiosidades. Interessante eles comemorarem o Natal no dia 25 e 26. Agora fiquei na dúvida, Jesus nasceu na madrugada do dia 25 ou na noite do dia 25? hehehe

Comente aqui